sábado, 2 de agosto de 2014

NHOQUE DE CARÁ, BATATA DOCE E PAINÇO

Painço: Conheça os benefícios desse cereal
O painço é um cereal integral de semente pequena, arredondada e normalmente de cor amarela, mas que também pode ser branca ou avermelhada.

Diversas pesquisas apontam os benefícios de uma dieta baseada em cereais integrais a fim de evitar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e morte prematura.

De acordo com a nutricionista e coordenadora do Departamento de Nutrição da Rede Mundo Verde, Flávia Morais, essa é mais que uma alternativa interessante aos outros cereais integrais por ser fonte de importantes nutrientes como, por exemplo, manganês, magnésio, fósforo e triptofano.

O Painço tem quase tanta proteína quanto o trigo, mas não contém glúten, e por isso pode ser consumido por pessoas celíacas, que são sensíveis a essa proteína. Outros pontos positivos desse alimento são o baixo teor de gordura, as poucas calorias e a fácil digestão.

Não bastasse ser saudável, esse cereal tem um sabor agradável e uma forma de preparo bastante versátil.

“O painço pode ser preparado solto como o arroz ou cremoso como um mingau nas versões salgadas ou doces e acompanha bem diversos tipos de pratos”, ensina Flávia.
Propriedades do Painço:

Protetor do coração
O painço pode ser considerado um alimento auxiliar na saúde cardiovascular devido ao seu alto teor de magnésio. Estudos mostram que o magnésio tem um papel importante na redução da pressão arterial e do risco de infartos. Uma xícara de painço cozido fornece 25% da necessidade diária de magnésio.

Fortalecedor dos ossos
O fósforo é essencial tanto no funcionamento como na estrutura do nosso corpo. Faz parte da matriz dos ossos, por isso alimentos fontes de fósforo são importantes para mantê-los fortes e resistentes.

Energizante
A principal energia utilizada pelo nosso corpo se chama ATP e é dependente de fósforo. Sendo assim, esse cereal ajuda a melhorar o ânimo e combater a fadiga. O fósforo participa ainda da formação de nossas células nervosas, melhorando memória e concentração.

Auxílio no combate ao diabetes
O painço assim como outros cereais integrais é boa fonte de magnésio. O magnésio está relacionado com a secreção de insulina e melhor uso de glicose Além disso, a semente também é uma ótima fonte de fibras, que auxiliam no controle da absorção da glicose.


Prevenção de cálculos biliares
Alimentos ricos em fibras, como o painço, podem evitar o surgimento de pedras na vesícula. Estudos mostram que pessoas que têm uma dieta com maiores quantidades de fibras têm 13% menos risco de terem pedras na vesícula se comparados aos que consomem menos. A presença de fibras na alimentação diminui a absorção de gordura e a secreção de bile, daí menos chance dos cálculos.

Prevenção do câncer de mama
Uma dieta rica em cereais integrais, como o painço, por causa dos nutrientes antioxidantes e fibras, oferece proteção contra o câncer de mama em mulheres na pré-menopausa. O painço tem ainda lignanas de efeito protetor contra o câncer.
Fonte: Vida Equilibrio

Nhoque de Cará, Batata Doce e painço
 



Nhoque de Cará,  Batata Doce e Painço

Ingredientes

2 carás médios cozidos
3 batatas doces cozidas
½ xícara de painço cozido
salsinha picadinha
amido de milho até dar o ponto
½ xícara de azeitonas verdes picadas
1 colher de azeite
sal

Modo de fazer

Passar pelo espremedor de batata os carás e  as batatas doces,  acrescente o painço, salsinha, azeitonas, azeite, sal  e amasse tudo, junte o amido de milho até dar ponto.

Modelar os nhoques e cozinhe  em agua fervendo até eles boiarem.
Coloque num refratário e cubra com molho de tomate.

Dica: Não coloque muito amido de milho senão os nhoques ficarão duros.



Um comentário: