quarta-feira, 15 de junho de 2016

COMO CONSERVAR POR MAIS TEMPO AS RAIZES DE CÚRCUMA



Faz mais ou menos 3 anos que plantei uns pedacinhos de cúrcuma orgânica, comprados na  feira da Água  Branca,  e desde então todo ano ela renasce sozinha.

Colhia  mais do que conseguia usar e cheguei até a presentear algumas pessoas.

Mas,  esse ano,  após uma  pesquisa na internet aprendi como fazer cúrcuma em pó de modo  a ter essa maravilha durante todo o ano.

Veja algumas propriedades da cúrcuma:

"O ingrediente ativo na cúrcuma é a curcumina. Ela tem sido usada por mais de 2500 anos na Índia, onde foi inicialmente utilizado como corante para roupas e alimentos.

As propriedades medicinais desta especiaria foram lentamente se revelando ao longo dos séculos. Muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, pesquisa recente revelou que a cúrcuma é uma maravilha natural, provando ser benéfico no tratamento de muitas condições diferentes de saúde, do câncer a doença de Alzheimer.

Aqui estão 21 razões para adicionar açafrão à sua dieta:

1. É um agente natural anti-séptico e antibacteriana, útil na desinfecção de cortes e queimaduras.

2. Toma-o em pó, ou extração de seu sumo, em água morna e limão, como um gargarejo com 1 colher de chá de cúrcuma. Conhecido para ajudar a aliviar dores de garganta.


3. Quando combinado com couve-flor, tem mostrado ser um excelente agente de prevenção do câncer da próstata e a retenção do crescimento do cancêr de próstata existente. (fazer como uma sopa, adicionando o alho, leite de coco e açafrão" Fonte : Leia mais aqui








Como  Secar e Fazer Cúrcuma em Pó

Ingrediente

raizes de cúrcuma fresca

Modo de fazer

Depois de colher as raizes de cúrcuma lave  bem com uma escovinha para tirar toda a terra. Seque bem.
Cozinhe  as raízes em água,  por aproximadamente  20 a 25 minutos, escorra e deixe esfriar.
Rale e espalhe bem em  assadeiras (deixe bem espalhadinha  para poder secar bem)

Aqueça o forno a 160 graus, desligue e coloque a forma com cúrcuma ralada deixando a porta do forno semi aberta (coloque um pregador de roupa para segurar a porta do forno)

Quando esfriar o forno retire a assadeira, mexa e  aqueça novamente o forno a 160 graus, desligue o forno e  recoloque a forma, deixando a porta do forno entreaberta e repita esse processo quantas vezes forem necessárias, até secar bem.

Deixe esfriar e bata no liquidificador até virar um pó, peneire e o que sobrar na peneira bata novamente, peneire de novo repetindo o processo até obter um pó bem fininho.

Guarde em potinho pequeno de vidro  bem fechado.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário