quinta-feira, 31 de maio de 2018

MELÃO DE SÃO CAETANO (GOYA) REFOGADO


Tenho feito várias dessas receitas e a  que estou passando agora foi a que ficou mais gostosa, mas devo lembrar que o melão de São Caetano ainda fica amargo, mais bem menos.

Algumas curiosidades deste legume

"O Nigagori (também conhecido como Goya, Melão Amargo, Melãozinho, Melão de São Caetano) pertence à família do chuchu (Cucurbitaceae) e é de origem asiática. É comumente comercializado e consumido ainda verde, e apresenta um sabor bastante amargo. 
Diversos estudos mostraram a eficácia do nigagori no combate à diabetes e outras doenças devido suas propriedades hipoglicemiantes, hipocolesterolêmicas e antivirais. Além disso, também ajuda a emagrecer, pois possui efeitos inibidores de lipogênese através da modulação gênica. 

Estudos utilizando o suco de nigagori, na concentração de 5% em água, comprovaram o impedimento de crescimento de 4 tipos de câncer pancreáticos em apenas 72 horas de tratamento. O suco induz à apoptose (morte programada de células fora do comum pelo organismo) por vários caminhos, um deles foi parar com o fornecimento de açúcar para as células cancerígenas, sendo assim, impedindo que as células tivessem energia o suficiente para seu metabolismo.

O nigagori auxilia no combate ao câncer não só pelo auxílio na apoptose, mas também pelo fato de melhorar a imunidade, desintoxicar o organismo, elimina infecções dentais e materiais tóxicos dos dentes e alcaliniza o organismo.

Mais benefícios do nigagori:
  • Proteção contra infecções bacterianas e virais
  • Protege contra doenças cardíacas
  • Retarda o envelhecimento
  • Repara o DNA 
  • Alivia doenças cardiovasculares
  • Alivia a hipertensão
  • Promove a saúde dos olhos
  • Protege da doença de Alzheimer
  • Protege contra a osteoporose"
  • Obtive essas informações Aqui
foto 1

foto 2

foto 3

foto 4

foto 5

foto 6


Goya Refogada


2 unidades de melão de São Caetano (goya)
1 cebola fatiada
1 colher (sopa) de óleo ou azeite
1 tomate maduro picado
5 azeitonas pretas sem  caroço picadas
1 limão (suco)
sal e pimenta a gosto
farinha de milho amarela  (opcional)

Modo de fazer

Corte o melão de São Caetano  ao meio,  retire as sementes e o máximo da parte branca e,  se usar um utensílio de tirar semente de maçã,  fica bem mais fácil (ver foto 2).

Depois fatie bem fininho, coloque  uma metade dentro da outra  para ficar mais firme ao  fatiar (ver foto 3).
Depois de fatiado salpique um pouco de sal e aperte bem varias vezes  para retirar um  pouco do amargor, depois lave bem numa peneira e esprema  bem para retirar o excesso de água (foto 6) , reserve.

Refogue bem  a cebola no azeite  com um pouco de sal,  após junte o tomate picadinho,  refogue mais um pouco e acrescente as azeitonas,  o melão  de São Caetano,  o  suco de meio limão e acerte o sal, se gostar pode acrescentar um pouco de farinha de milho amarela.

Desligue e coloque o suco de mais  meio limão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário